Caramujo gigante afriacano

Esses caramujos são popularmente conhecidos como Caramujo Gigante Africano (Achatina fulica), na fase adulta podem pesar até 200 gramas e medir cerca de 20 centímetros de comprimento. Sua concha é escura, com manchas claras, alongada e cônica.

 

Eles foram introduzidos no Brasil na década de 80 como alternativa comercial ao escargot, porém, por questões sanitárias, o produto brasileiro não foi aceito no mercado internacional. Não tendo para quem vender, os criadores soltaram os animais na natureza e criaram um gigantesco problema ambiental. Esse caramujo é considerado, pelos órgãos de proteção ambiental, a praga invasora mais danosa do planeta.

A procura para combater essa praga vem aumentando significativamente em Aldeia. Essa infestação é evidente, por essa região ser bastante arborizada e de clima mais ameno. Esses caramujos se alimentam de praticamente todos os tipos de vegetais, tais como: Hortaliças, fruteiras, verduras, dentre outras. Representam uma grande ameaça a população, pois podem ser o hospedeiro intermediário do verme Angiostrongylus cantonensis, causador da Meningite Eosinofílica. Eles também representam um grande perigo para os animais domésticos, pois transmitem um outro parasita (Angiostrongylus costaricensi) que são bastante letais para os cães.

Oriento as pessoas que lavem bem as verduras, legume e frutas antes de consumir e ao encontrar esses animais, evitem pegar com as mãos desprotegidas. O ideal é chamar as autoridades sanitárias ou uma empresa profissional que tenha experiência no seu controle e coleta das carcaças (conchas), para que possam ser destruídas, pois as estruturas podem acumular água, sendo um criadouro em potencial para os ovos do Aedes aegypti.

Esses caramujos estragam jardins e plantações inteiras, trazendo um grande prejuízo econômico, a saúde humana e dos animais.

Mais uma praga! Entre tantas que já temos!

Saúde é importante, é melhor prevenir do que remediar.

JR AGROPECUÁRIA LTDA

Avenida Caxangá, 1872 - Cordeiro - Recife. Fone (81) 3228.6646 - (81) 3228.6267 - jragro@jragro.com.br