Carrapatos

Você sabia que nosso melhor amigo e companheiro, também podem adoecer por estarem com carrapato e pulgas, e pior ainda podem contaminar toda a sua casa?  E que esses bichinhos podem transmitir doenças aos seus donos?

Uma infestação de carrapato no cachorro doméstico, além de causar um grande incomodo no animal pela coceira que provoca (reação alérgica), pode causar anemia e transmitir doenças graves que podem deixar sequelas para sempre no animal.  Podem causar doenças até mesmo no homem (parasitismo humano).  

Assim, o controle de carrapatos deve ser levado a sério e com especialistas neste assunto. Sempre observar se o animal está apático, com falta de apetite e se coçando.

Como as pulgas, o carrapato não é um problema só do animal, mais sim do ambiente. Mesmo eliminando os carrapatos do animal é importante que se faça um combate em todo o local que o animal transita e dorme, com carrapaticidas específico, que sejam seguros para o homem e os animais. Para esse tipo serviço é importante contratar uma empresa especializada no controle desses ectoparasitos (carrapatos e pulgas).

O carrapato vermelho (Rhipicephalus sanguíneos), apresenta três fases parasitárias dentro do seu ciclo de vida: larva, ninfa e adulto. Cada estágio parasita o hospedeiro (cão),  por  alguns dias. No final do período parasitário, as lavas e ninfas ingurgitadas se desprendem dos hospedeiros (cão doméstico), para fazer no ambiente a ecdise (muda) para o próximo estágio evolutivo, sendo ninfas e adultos, respectivamente. As fêmeas ingurgitadas, que foram fertilizadas pelos machos sobre o hospedeiro, se desprendem destes para fazerem a postura de ovos no ambiente. Cada fêmea pode colocar de 1000 a 3000 ovos, que não enxergamos a olho nu, podendo estar em um cômodo da residência, casinha do cachorro, fendas do muro e tetos das paredes e tantos outros locais.

Devemos estar sempre alertas com os nossos amigos de companhia! Pois moramos em uma região de clima tropical, quente e úmido favorecendo estes ectoparasitas.

JR AGROPECUÁRIA LTDA

Avenida Caxangá, 1872 - Cordeiro - Recife. Fone (81) 3228.6646 - (81) 3228.6267 - jragro@jragro.com.br